PDF Imprimir E-mail

LEGIÃO DE HONRA

MINAS GERAIS 

A HONRARIA

“Hoje, a porta do labor abre-se totalmente a vós. Vossos ouvidos estão harmonizados em um profundo senso de dever e honra, embora eu vos alerte para refletirdes bem sobre responsabilidade adicional que agora vos é acrescida: que nunca falheis como cidadão, como líder e como homem. A Honra que estamos prestes a vos conferir é uma a qual todos podem aspirar, mas que apenas poucos podem alcançar” (Trecho da Cerimônia de Investidura à Legião de Honra).

Criada no ano de 1925, a Legião de Honra permanece até o presente momento como a maior honraria existente na Ordem DeMolay, cujo propósito é homenagear Seniores DeMolays e Maçons que tenham se destacado como liderança extraordinária ou por ter desempenhado serviços meritórios em benefício da instituição, sendo conferida, atualmente, em duas categorias:

  1. ATIVA: Conferida a Seniores DeMolays com idade mínima de 30 anos.
  2. HONORÁRIA: Conferida a maçons que não tenha sido DeMolays, com idade mínima de 30 anos.

 

Comendas: Ativo e Honorário

 

A Investidura se dá através de uma cerimônia pública própria, rica de palavras e símbolos, em reconhecimento aos notáveis serviços do homenageado, que é submetido a um juramento público de permanente dedicação a Ordem DeMolay e boa reputação como homem de bem.

Além do juramento público, é prestado também um juramento secreto do qual somente os legionários conhecem. Todos os legionários devem cumprir uma observância anual a cada dia 18 de março, como forma de homenagear o herói mártir Jacques de Molay, patrono de nossa Ordem, que morreu em 1314 por acreditar e defender o princípio da FIDELIDADE.

REQUISITOS DA LEGIÃO DE HONRA ATIVA

I - Ser Sênior DeMolay;

II - Contar com no mínimo 30 (trinta) anos de idade na data da indicação;

III - Ter se regularizado junto ao SCODB no ano em que ocorrer a indicação e nos cinco anos anteriores, totalizando 6 (seis) anos consecutivos;

IV - Ser, comprovadamente, uma liderança em setor de empreendimento da vida profana, ou uma referência no serviço adulto à Ordem DeMolay.

REQUISITOS DA LEGIÃO DE HONRA HONORÁRIA

I - Ser Maçom Regular;

II - Não ser Sênior DeMolay;

III - Contar com, no mínimo, 30 (trinta) anos de idade na data da indicação;

IV - Ter se regularizado junto ao SCODB no ano em que ocorrer a indicação e nos cinco anos anteriores, totalizando 6 (seis) anos consecutivos;

V - Ser, comprovadamente, uma referência no serviço adulto à Ordem DeMolay.

Vale ressaltar que não serão válidos para a concessão destas honrarias somente a dedicação aos serviços como membro de Conselho Consultivo ou como Oficial Executivo Regional.

QUEM PODE FAZER A INDICAÇÃO?

Somente o Grande Mestre Estadual, ou, na sua inexistência, o Grande Mestre Nacional terá direito de indicar pessoas que sejam qualificadas, submetendo-as da mesma forma a Comissão de Honrarias e Prêmios para verificação e depois ao Grande Mestre Nacional a quem cabe, em qualquer caso, a aprovação final.

Com a finalidade de auxiliar o Grande Mestre Estadual, o Conselho Consultivo do Capítulo DeMolay ou o Oficial Executivo Regional poderão fazer uma indicação preliminar. Para tanto, deverão preencher o Formulário de Nomeação de Honra e anexar documentos que comprovem e que corroborem o trabalho do indicado, bem como o depoimento de no mínimo 2 (duas) lideranças adultas e juvenis regulares da Ordem DeMolay.

Após o preenchimento do formulário, juntada dos documentos e depoimentos, a indicação deve ser enviada ao Grande Mestre Estadual para aprovação e posterior remessa ao SCODB.

A comprovação se dará por meio da juntada de depoimentos de, no mínimo, 2 (duas) lideranças juvenis e 2 (duas) lideranças adultas da Ordem DeMolay que corroborem o trabalho em prol do engrandecimento da Ordem e que detalhem os serviços prestados pelo indicado nos últimos 6 (seis) anos de regularidade deste. 

QUEM PODE CONFERIR A CERIMÔNIA DE INVESTIDURA?

A Legião de Honra deve ser conferida a um agraciado somente pelo Grande Mestre Estadual ou, na sua ausência/inexistência, pelo Grande Mestre Nacional, ou ainda por um Legionário ou Precatório da Legião de Honra.

PRECEPTÓRIO DE MINAS GERIAS

“LEGIONÁRIOS DA INCONFIDÊNCIA” Nº 002 da Ordem DeMolay

Autorizado pelo Decreto do SCODB Nº 336 / 2013-2014

Segunda via da Carta Constitutiva expedida pelo Decreto do SCODB Nº 103 / 2015-2016 se encontra na sede do GCEMG. 

LEGIONÁRIOS DE MINAS GERAIS

Atualmente em Minas Gerais, temos cinco Legionários de Honra, três ativos e dois honorários, sendo eles:

Legionário Ativo

Data de Investidura

  Adriano Aguiar Sanguinette 

Augusto Cezar Américo Mendes

07 junho de 2008

Rogers Ferreira Pereira

19 de novembro de 2011

Rafael Xavier de Faria

17 de novembro de 2012

  Wilson José Barbosa Júnior 

 

Investidura dos Irmãos Augusto Mendes, Rogers Ferreira, Rafael Xavier e Adriano Sanguinette.

 

Legionário HONORÁRIO

DATA DE CONSAGRAÇÃO

  Fuad Haddad 

Luiz Eduardo de Almeida

10 de abril de 2007

  Antônio Carlos da Silva 
  José Luiz Mattos Pinto 05 de outubro de 2013

 

Investidura do Tio Luiz Eduardo.

Para maiores informações, entre em contato com o Grande Mestre Estadual de Minas Gerais através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .